Uma das principais referências da cultura russa, as charmosas bonecas de madeira Matrioskas são um verdadeiro ícone. Elas são colocadas umas dentro das outras, da maior até à menor.
Há mais de um século elas são utilizadas para divertir das crianças e decorar ambientes. Sua técnica de produção evoluiu ao longo do tempo, recebendo pintura em guache e sendo revestidas por camadas de verniz ou laca.
As mais tradicionais matrioskas ganham pinturas que retratam os trajes tradicionais das camponesas e seus objetos de trabalho. As mais trabalhadas são pintadas a mão, e podem chegar a 40 centímetros (a maior) e três milímetros (a menor). Atualmente, as bonecas que também são conhecidas como Babushkas, recebem pinturas de contos populares russos, cenas da vida cotidiana, contos de fada, caricaturas, personagens folclóricos, políticos e religiosos.
Usando como base o brinquedo japonês, o artesão Vassily Zvyôzdotchkin criou a primeira boneca russa, batizando-a de matryoshka, que significa mãezinha. A boneca se tornou um ícone depois que o pintor Sergei Maliutin fez uma pintura no brinquedo de madeira, e expôs a peça na feira internacional de Paris, em 1900.
Um brinquedo cheio de história!
Um comentário:
Estou interessada em desenvolver pinturas em Matriokas, porém venho encontrando dificuldades em achá-las para vender (em madeira crua ou ceramica) poderia me passar alguma indicação.
Grata
Fstima
(tucatomaz@hotmail.com)
Postar um comentário